Saturday, October 07, 2006

ESTEREOSCOPIA NA ATUALIDADE

6 ESTEREOSCOPIA ANAGLÍFICA NA ATUALIDADE

A Estereoscopia anaglífica apesar de ser pouco disseminada ela é muito usada em alguns segmentos de nossa ciência como na química, que usa essa técnica para visualização de moléculas (figura 31 e 32).

Figura 31 – Molécula em estereoscopia Figura 32 – Molécula em estereoscopia

Na Astronomia para visualização de planetas dando noções de espaço e profundidade, aprimorando os estudos da superfície dos planetas e sua órbita (figura 33 e 34).

Figura 33 – Pedras da superfície de Marte Figura 34 – Superfície de Marte

Nas ciências biológicas para visualização de bactérias e outros microorganismos (figura 35 e 36), isso proporciona os cientistas a terem uma visão mais precisa e espacial dos elementos.

Figura 35 – Microorganismos Figura 36 – Bacilos

Também usada para o ensino como nas disciplinas de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, os estudiosos acreditam que potencialmente podem proporcionar avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, incentivando a aprendizagem dos conceitos, visando torná-la mais fácil, interessante e atrativa. Com isso, a motivação do aluno tende a aumentar, visto que o estudo não ficará restrito somente à sua capacidade de imaginação.
Atualmente onde se usa muito a estereoscopia anaglífica é na Fotogrametria*, que nada mais é do que a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos, são imagens registradas por satélite e também por aviões (figura 37 e 38).

*Fotogrametria significa: luz, descrição e medidas

Figura 37 – Imagem feita por avião 38 – Imagem feita por satélite

1 comment:

Anonymous said...

Que tal colocar a fonte de onde pegou o texto??
filho da puta...