Saturday, October 07, 2006

VISÃO BINOCULAR

2.1 Visão Binocular

Visão binocular trata-se de uma projeção, num plano horizontal ou o resultado do que cada olho vê. A visão que temos do mundo é resultado da interpretação feita pelo cérebro, de duas imagens bidimensionais que cada olho capta a partir de seu ponto de vista e das informações sobre o grau de convergência e divergência. Os olhos humanos estão em média a 65 milímetros um do outro e pode convergir, de modo a cruzarem seus eixos em um objeto a poucos centímetros à frente do nariz, o objeto que está ao fundo duplica-se e ficando desfocado, e podem também divergir quando se olha o objeto do fundo o da frente se duplica.
Para que haja visão binocular, é necessário, interposição de estímulos, tamanhos relativos das imagens, contornos e brilhos, zonas de sombras e iluminação (sugerindo relevos e cavidades); perspectiva, e perspectiva cinemática2.
A base para a percepção estereoscópica é a disparidade3 binocular do sistema visual humano, que gera duas imagens ligeiramente diferentes quando uma cena é projetada nas retinas dos olhos. As duas perspectivas diferentes das imagens são fundidas no córtex visual do cérebro, de forma a compor uma simples visão estereoscópica (tridimensional).


Figura 19 – Simulação da visão binocular

2-Perspectiva cinemática (pelo observador em movimento: objetos mais próximos com deslocamentos aparentes mais rápidos).
3- Disparidade da retina é a distância, na direção horizontal, entre os pontos de sobreposição correspondentes às imagens esquerda e direita na retina.


2.1.1 Geometria da Estereoscopia

- Duas câmeras de distância focal f, e centros em O1 e O2
- Distância O1O2 = d
- Ângulo entre os eixos _ópticos: 2_
- Sistemas de coordenadas:
Camera 1 : X1; Y1; Z1
Camera 2 : X2; Y2; Z2
Cena : X; Y;Z
Figura 20 – Esquema de visão binocular
Na figura 20, a semi-reta partindo do olho direito D para o ponto 1 contém as duas projeções desse ponto. Com a visão desse olho, é difícil localizar em que posição e distância realmente está o objeto 1. O que permite ao cérebro localizar o ponto e avaliar a distância dele, é a união das informações visuais fornecidas pelos dois olhos: as duas semi-retas unem-se apenas num ponto, onde está o objeto 1. Note que as imagens vistas pelos dois olhos são diferentes uma da outra: por exemplo, o olho direito vê o ponto azul à direita do castanho, enquanto o olho esquerdo vê-os na posição trocada. Pode-se dizer que isto provocaria uma confusão na interpretação final da imagem.Na verdade, são essas diferenças aproveitadas pelo cérebro que conclui qual dos dois pontos está mais próximo e mesmo para fazer uma estimativa das distâncias relativas deles. Há também um mecanismo automático que leva o cérebro a controlar a convergência dos dois olhos. Para uma visão nítida do ponto castanho, os olhos devem estar orientados em duas direções que fazem um ângulo maior do que no caso do ponto azul, mais distante.

1 comment:

Anonymous said...

Boa explicação!