Saturday, October 07, 2006

TIPOS DE ESTEREOSCOPIA

4 TIPOS DE ESTEREOSCOPIA

Com base nos dados pesquisados existem alguns tipos de estereoscopia, citaremos os principais.

4.1 Estereoscopia Voluntária

A estereoscopia voluntária que normalmente utiliza um estereoscópio composto por lentes que direcionam uma das imagens do par estereoscópico para o olho direito e a outra para o olho esquerdo permitindo visualizar a imagem em 3D.

Figura 21 – Estereoscópio de bolso

Caso você queira construir seu próprio estereoscópio basta usar duas lentes iguais dispostas em uma armação de óculos podem ser lentes objetivas de binóculos ou lentes comuns utilizadas por joalheiros. As lentes devem ser tais que possibilitem ajuste de foco para distâncias entre 5 e 15 cm do objeto. Com esse processo você constrói seu próprio estereoscópio de bolso como vimos na figura 21.

4.2 Estereoscopia Polarizada

A luz como energia é transmitida de forma ondulatória, as ondas de luz que vibram em apenas um plano designa-se de luz polarizada. No processo de estereoscopia por polarização da luz são utilizados filtros polarizadores que fazem com que as imagens do par estereoscópico projetadas sejam polarizadas em planos ortogonais (por exemplo um plano vertical e um horizontal). São utilizados filtros polarizadores que fazem com que as imagens do par estereoscópico projetadas, sejam polarizadas em um plano vertical e um horizontal. Desta forma cada olho recebe uma imagem diferente e a fusão dessas imagens, vistas por cada olho resultará a visão estereoscópica.

Figura 22 – Projetor e óculos polarizadores


Figura 23 – Óculos polarizador sincronizado (shutter view)

Na figura 23 vemos um óculos polarizador que deve ser plugado diretamente ao monitor de vídeo e com isso permite a visão entre o olho esquerdo e o direito alternam-se rapidamente,os dispositivos interrompem momentaneamente a visão de um olho enquanto apresenta a imagem no outro, permitindo assim a visão 3d.
4.3 Estereoscopia Intermitente ou Cintilamento.
A estereoscopia por luz intermitente baseia-se em estudos do olho humano. As imagens formadas na retina do olho humano persistem por cerca de 0,1 segundo, após a ocultação do objeto. Esse processo explora este fato para estabelecer a separação dos campos visuais dos dois olhos. Primeiro projeta, alternadamente, as imagens da foto da esquerda e da direita, durante cerca de 1/60 de segundo. Em seguida sincronizadamente, veda o campo visual do olho direito, enquanto a imagem da foto da esquerda é projetada. Depois veda o campo visual do olho esquerdo, enquanto a imagem da foto da direita é projetada. Como a freqüência de projeções sucessivas é alta, os olhos vêem, continuamente, as imagens correspondentes e, assim, se obtém a visão tridimensional.
4.4 Estereoscopia por holografia
A estereoscopia por holografia não utiliza pares de imagens estereoscópicas, pois a holografia é uma técnica que registra em filme a informação relativa a um objeto ou cena. Ela capta as informações de uma imagem em 3D incluindo profundidade e as grava também em 3D.
Figura 24 – Ilustração da projeção do holograma

Figura 25 – Holograma

5 ESTEREOSCOPIA ANAGLÍFICA

A técnica de ter em uma mesma imagem plana cujo relevo se obtém por dois canais separados por cores complementares, cria o que chamamos de anaglifo.
O sistema anaglifo usa filtros de cores complementares, geralmente vermelho e azul ou vermelho e verde, para separar as projeções da esquerda e da direita. A filtragem por meio de tintas e papéis celofane coloridos é uma das mais antigas e práticas maneiras de se fazer estereoscopia. A pesar de sua aparente simplicidade deve ser realizada com muito cuidado, tanto na seleção das tintas, que são especiais, como a dos filtros dos óculos e o posicionamento dos elementos da imagem. Outro aspecto necessário para a formação do anaglifo é a questão da inclinação dos modelos de acordo com a distância focal dos olhos do observador em relação à cena, pois além do observador não enxergar o modelo na mesma posição, as faces vistas nunca serão as mesmas, apresentando uma rotação no eixo Y de suas coordenadas cartesianas, determinadas pela distância do observador ao objeto e seu ponto de vista.
O uso de óculos com lente vermelha no olho esquerdo e lente azul no olho direito, atuando como filtros, permitem que cada olho enxergue apenas a imagem correspondente, gerando o efeito estéreo uma sensação de profundidade e imersão no ambiente.
Figura 26- Óculos anaglíficos

Quando olhamos as imagens estereoscópicas sem uma preparação, ou seja, sem os óculos especiais, a impressão que se tem é de que houve um erro de impressão, com os óculos a imagem se torna nítida e com aparência prateada, deixando a impressão de que a imagem está saindo do papel, como se estivesse avançando em nossa direção.

Figura 27 – Exemplo de imagem estereoscópica anaglífica

Existem vários tipos de anaglifo: puro, colorido, tons de cinza, entre outros. As variações também ocorrem pela cor dos filtros empregados.
O sistema anaglifo é o mais popular de todos os processos estereoscópicos.

1 comment:

Domingos Fernandes said...

Onde estão as figuras???