Saturday, October 07, 2006

ESTEREOSCOPIA

Muitos animais têm os olhos posicionados nas laterais do rosto. Esse tipo de visão é conhecido como visão lateral e oposta. O lado bom de enxergar dessa forma, é que podem olhar de uma só vez quase todo o horizonte em uma visão de 360º (figura1), o lado ruim é que falta profundidade e noção de espaço. A visão monocular é isso, uma visão bidimensional.
Os humanos por outro lado, dispõem de visão binocular. Se não tivéssemos visão binocular, simplesmente não teríamos a sensação de profundidade quando observamos o ambiente. Não saberíamos ao certo o que está na frente e o que está atrás.
Figura 1 – Ilustração de visão dos animais e do homem

A estereoscopia ou visão binocular (figura 2) resulta da captação por cada olho de uma imagem ligeiramente diferente do mundo observado. A estereoscopia é um fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa observa algo. A visão estereoscópica resulta do fato de que o olho humano enxerga, em decorrência à sua localização na face, imagens ligeiramente diferentes da cena. O cérebro, então, funde as duas imagens em uma única e, nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos presentes na cena, gerando a sensação de visão tridimensional.
Esse fenômeno tem sido conhecido desde a antigüidade.

Figura 2 – Ilustração de como o olho enxerga (Estereoscopia)

No comments: